Um cão a ladrar, alguém a ressonar ou a música alta do vizinho podem interferir com o seu sono e mantê-lo acordado durante a noite, mas há outros sons – como a rebentação do mar ou o ruído do ar condicionado – que podem ajudar a dormir.
E como descobrirá mais abaixo, há ainda outros sons que melhoram mesmo a qualidade do sono.

Ruído branco

Este som combina todas as frequências de ruído para criar um som constante, abafando os ruídos que incomodam e nos mantêm acordados. O ruído branco atenua a diferença entre os sons de fundo e o pico de ruído, como o buzinar de um carro, fazendo com que durma melhor.
O som do ar condicionado ou de um purificador de ar são apenas dois exemplos de ruído branco que podem ajudar.

Ruído Rosa

Sim, rosa! Os sons com uma frequência consistente são conhecidos como ruído rosa e descobriu-se que melhoram a qualidade do sono ao desacelerar e regular as ondas cerebrais, para que quando acorda se sinta mais descansado.
Sons naturais como a chuva, o vento ou o mar são categorizados como ruído rosa.

Música
É muito provável que se sinta mais calmo quando ouve música, a explicação está no fato da música conseguir desacelerar a frequência cardíaca e a respiração, além de promover o relaxamento dos músculos. Já percebeu que estas alterações são semelhantes às que acontecem quando está a adormecer?
O tipo de música que ajuda a dormir varia de acordo com o gosto musical de cada um, mas as melodias mais lentas são as ideais. Música clássica ou jazz, que têm 60 a 80 batidas por minuto, são as mais eficazes.
Além disso, ouvir música enquanto dorme pode melhorar a memória e o poder intelectual.

Naturalmente, algumas pessoas dormem melhor em silêncio – o que justifica o elevado número de pessoas que usa tampões de ouvido para descanar. Mas se um quarto silencioso não o ajuda a adormecer, investir numa máquina de sons ou simplesmente ligar uma ventoinha pode ser o segredo para uma boa noite de sono.