Quando pensamos em queimar calorias a última ideia que nos passa pela cabeça é ir para a cama e dormir. Verdade? Mas na realidade não precisamos de uma aula de aeróbica para queimar calorias, já que o corpo gasta calorias mesmo quando dormimos.

Apesar de estar em repouso, quase imóvel, o corpo continua a consumir energia enquanto dorme. O uso de calorias é especialmente elevado durante as fases de sono REM (rapid eye movement), isto porque o cérebro está muito ativo e queima mais glicose. Além disso, a frequência cardíaca e a pressão arterial também aumentam durante esse período, o que queima mais calorias.

Sono e exercício, combo perfeito

Claro que praticar exercício é uma grande boost para queimar calorias, que se prolonga durante o sono. Isto porque, depois da prática de exercício físico, é durante a noite que os músculos de se recuperam e reparam, requerendo maior gasto de energia.

Quantas calorias posso queimar a dormir?
Depende. Há vários fatores que interferem com a perda calórica durante a noite. Primeiro, a taxa metabólica basal, que determina a quantidade de energia que o seu corpo precisa para manter suas funções mais básicas, também o peso de cada um interfere, e até o número de horas que uma pessoa dorme. Tudo tem influência na quantidade de calorias que vai gastar a dormir.

Sono: ganhar e perder peso

Poucas horas de sono estão associadas a ganho de peso, mas dormir muitas horas pode ter um efeito semelhante, já que é quando estamos acordados a fazer alguma atividade que gastamos mais energia.
O ideal, para quem quer gastar mais calorias, é dormir as horas necessárias e praticar exercício físico.