Pode nunca ter pensado nisto, mas a posição em que dorme pode ter impacto no seu descanso noturno. Aliás, há posturas podem causar dores nas costas e no pescoço, mas também podem ser responsáveis por fadiga, apneia, cãibras musculares, má circulação, dores de cabeça ou azia, por exemplo.

Mas afinal quais as posições mais adequadas para dormir. Abaixo listamos as mais indicadas:

 

  1. de costas

 

É a melhor posição para dormir, mas estima-se que apenas 8% das pessoas optem por dormir assim. E porque é a posição mais “saudável”? Dormir de costas faz com que cabeça, pescoço e coluna estejam alinhados e descanse numa posição neutra.

A única ressalva é a necessidade de utilizar uma almofada suficientemente elevada para que a cabeça esteja ligeiramente acima do nível do estômago, isto vai evitar que sofra com refluxo (ácido que sobe pelo trato digestivo).

Mas esta posição não é adequada a todas as pessoas. Além de agravar a roncopatia (ou ressonar) é mesmo uma posição desaconselhada a quem sofre de apneia.

 

  1. de lado

 

Nesta posição, adotada por 15% das pessoas, tanto o tronco como as pernas estão relativamente retos, algo que mantém a coluna alongada, previne dores nas costas e no pescoço.

Ao dormir de lado é menos provável que ressone já que nesta posição as vias aéreas se mantêm abertas.

 

  1. posição fetal

 

É a posição que a maioria dos adultos assume durante o sono. Mas quem beneficia em dormir assim?

De lado (especialmente para o lado esquerdo), com o tronco curvado e joelhos dobrados é uma ótima posição para grávidas, já que melhora a circulação no corpo e no feto e impede que o útero pressione o fígado, que fica do lado direito.

Mas descansar nesta posição pode fazer com que se sintam um pouco dolorido de manhã, principalmente nas articulações e nas costas. Colocar uma almofada entre os joelhos também ajuda a reduzir a tensão na zona do quadril.

 

  1. de barriga para baixo

 

Sete por cento dos adultos dormem assim, mas não deviam. Além de afetar a respiração, esta posição é má para praticamente tudo, já que a postura promove dores nas costas e no pescoço.

Além disso, as pessoas que dormem de barriga para baixo pressionam os músculos e articulações, possivelmente causando dormência e dores.