De acordo com um estudo, realizado pela Sleep Standards nos EUA, perto de 75% dos utilizadores de uma conhecida plataforma de vídeo streaming não conseguem dormir sete horas por noite.
Aliás, a grande maioria dos utilizadores de Netflix prefere sacrificar algumas horas de sono para ver uma série ou um filme.

A pesquisa revela que a maior parte dos usuários dorme entre 6 a 7 horas, o que pode ser suficiente para algumas pessoas (em média um adulto precisa entre 7 a 9 horas, mas há mais de 55% dos entrevistados que fica bem abaixo disso.
Cerca de 14% dorme 5 a 6 horas, enquanto 1% dos entrevistados dormem menos de 4 horas por dia.
Nesta análise, onde participaram mais de mil pessoas (entre os 18 e os 479 anos), 99,1% afirmou ser utilizador diário da Netflix, sendo os Millennials quem mais assiste (60,1%), seguidos da Geração X (22,1%), da Geração Z (10,9%), Baby Boomers (6,6%) e pessoas entre os 74 e os 91 anos (0,2%).
E os Millenials não ganham só em número de utilizadores, são os que mais tempo passam na plataforma: mais de 5 horas de acordo com o estudo.

 

Quais são as consequências?

46% dos entrevistados admitiram ter problemas de sono após assistirem Netflix. O que corrobora estudos anteriores que mostraram que a prática de binge watching faz com que as pessoas tenham baixa qualidade do sono, aumento da fadiga e mais sintomas de insónia. Outras pesquisas relacionam os binge watchers com outras escolhas menos saudáveis: más escolhas alimentares e comportamentos sedentários.

Entre possíveis soluções, apresentadas pelos organizadores do estudo, para ajudar com os problemas de sono: 63% dos entrevistados concordaram em não assistir Netflix por um determinado período à noite, 16% concordou em deixar de ver séries ou filmes no quarto, 12,9% dos entrevistados decidiram tomar comprimidos para dormir para reduzir o impacto nos seus padrões de sono (62,95% deles são Millenials), 7,3% dos entrevistados preferem suplementos para dormir mais depois de assistir compulsivamente a filmes e séries.