Independentemente da idade, o sono é sempre um alicerce fundamental. Mas é importante entender como as necessidades mudam nas diferentes fases da vida.
Os recém-nascidos dormem (quase) o dia todo. As crianças acordam super cedo e não param até ao pôr do sol. Já os adolescentes dormem até tarde e ficam acordados até mais tarde. Para a maioria dos adultos sete a nove horas de sono por noite são suficientes. Mais tarde na idade maior, as necessidades de sono mudam: há um despertar precoce e a dificuldade em dormir profundamente impede que as pessoas idosas atinjam nove horas completas. Além disso, muitas pessoas acreditam que simplesmente precisam de menos horas de sono nesta fase da vida. Será que está a dormir o suficiente? Estas dicas podem ajudá-lo a descobrir.

Acordar sem alarme
À medida que as pessoas se aproximam da idade da reforma, elas podem descobrir que as sete a nove horas de sono que dormem todas as noites são mais do que as necessárias. Depois dos 65 anos, sete ou oito horas por noite geralmente são suficientes. Para encontrar a quantidade ideal de sono, tente acordar todas as manhãs por vários dias seguidos sem despertador.
Despertar naturalmente ajuda a que o corpo entenda o número de horas de sono que precisa para estar energizado e revigorado todos os dias.

Controle a medicação
Certos medicamentos podem interferir ou alterar os hábitos de sono. Se iniciou recentemente uma nova prescrição e percebe que a sua rotina de sono está diferente, converse com seu médico. Provavelmente, o médico pode alterar a receita para um medicamento semelhante que tem menos efeitos colaterais relacionados ao sono.

Limite as sestas
O sono pode ser afetado por um aumento das sestas diárias. Muitas pessoas reformadas que acordam mais cedo do que o planeado ou dormem menos do que desejariam podem sentir-se tentadas a dormir durante a tarde. Embora fazer uma sesta pareça lógico, dormir demasiado durante o dia pode afetar negativamente a capacidade de dormir à noite. O ideal é dormir 30 minutos ou menos.

Pratique exercício regularmente
Naturalmente, as pessoas idosas podem não ser capazes de se exercitar com a mesma intensidade de quando eram mais jovens, mas o exercício moderado e consistente desempenha um papel importante nos hábitos saudáveis de sono. Alongamentos simples ou uma caminhada rápida – mesmo apenas 10 minutos por dia – podem ajudar a dormir melhor.