A roncopatia (ou ressonar) é o som resultante da vibração do palato e das paredes da faringe. Além de ser um incómodo para a família, a roncopatia pode ser a fase inicial da apneia obstrutiva do sono (90% das pessoas com apneia ressonam).
É mais frequente serem os homens a ressonar e é algo muito ligado ao excesso de peso e a alguns hábitos de vida.
Abaixo listámos uma série de comportamentos que podem eliminar ou reduzir o ressonar.

Mude a posição em que dorme

Se dorme de costas saiba que essa é a posição mais propícia a roncar, já que as vias aéreas são mais facilmente bloqueadas. Tente dormir de lado, já que é menos provável que ressone porque nesta posição as vias aéreas mantêm-se abertas.

Acabar com o excesso de peso

O excesso de peso aumenta a probabilidade de ressonar. É importante que converse com o sue médico sobre essa possibilidade, assim como possíveis alterações na alimentação e na rotina de exercícios.

Álcool moderado

O volume do ronco é proporcional ao número de bebidas alcoólicas que ingere perto da hora de dormir. Tal como os sedativos ou os comprimidos para dormir, o álcool relaxa os músculos (como os da garganta), algo que propicia o ronco.

Descongestionamento nasal

Quando está constipado ou tem alergias é provável que tenha dificuldade em respirar pelo nariz. E, claro, se respirar somente pela boa é mais provável que ronque.

Nestas situações tente desbloquear o nariz utilizando, por exemplo, um descongestionante.

 

 

Em qualquer fase deve sempre consultar um médico que irá orientá-lo com outras sugestões. E pode acontecer que mesmo com várias alterações o ronco se mantenha e talvez seja necessário descartar a possibilidade de sofre com apneia do sono – uma perturbação respiratória mais grave que carece de outra abordagem.