Em Portugal, a menarca (primeira menstruação) surge por volta dos 12 anos. E há pesquisas que associam o risco de sofrer de insónias com o início da menstruação.

Apesar de não haver uma conclusão sobre a razão disso acontecer, acredita-se que pode estar ligada à forma como as hormonas sexuais interferem com o ciclo de sono-vigília

Na realidade, as diferentes fases do ciclo menstrual apresentam oscilações na produção hormonal. A variação de estrogénio e progesterona (ora mais ora menos) pode desencadear alterações físicas e emocionais ao longo do ciclo, apesar dessas mudanças afetarem cada mulher de forma diferente.

Durante o ciclo

Por exemplo, os níveis dessas hormonas decrescem significativamente nos dias que antecedem cada período menstrual, fazendo com que as mulheres registem alterações físicas ou de humor, onde se incluem distúrbios do sono. A verdade é que as oscilações hormonais podem interferir e modificar os estágios de sono de uma mulher – a chamada arquitetura do sono.

Além disso, sintomas parecidos com os da insónia são comuns em mulheres com tensão pré-menstrual (TPM), que por norma apresentam pior qualidade do sono.

Estes problemas com o sono são ainda mais pronunciados em mulheres que sofrem de transtorno disfórico pré-menstrual (uma forma mais severa de TPM), em que cerca de 70% relata sintomas de insónia antes do período menstrual.