A relação entre a qualidade do sono e o seu estado de humor parece mais ou menos óbvia, mas é o sono que interfere com o humor ou o contrário?

As duas afirmações estão certas. É frequentemente relatada a dificuldade em adormecer quando se está emocionalmente esgotado. Tal como é verdade que um sono constantemente interrompido ou insuficiente pode contribuir para que se sinta com menos paciência e energia no seu dia-a-dia. Mais cedo ou mais tarde, surgem as crises de depressão ou ansiedade.

Independentemente da ordem dos fatores, o certo é que humor e sono andam de mãos dadas e importa que esteja alerta para perceber quando é que esta relação pode entrar em desequilíbrio e necessitar da ajuda de um especialista.

De acordo com a Sleep Foundation, estes três sinais revelam como o humor pode condicionar o sono:

1. O seu botão está sempre ligado

O seu cérebro parece ter afixada uma listagem infinita de preocupações, quando já deveria estar a relaxar e a adormecer? Percorre inúmeras vezes a mesma situação que o irritou durante o dia? Este transtorno depressivo acresce um risco maior de sofrer de insónia.

 

2. Durante o dia, “arrasta-se” de tarefa em tarefa

Os sentimentos associados à depressão (presença constante de pensamentos negativos; sensação de inutilidade; baixa auto-estima; diminuição do prazer e do ânimo para atividades diárias, entre outros.) e à ansiedade (preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar; falta de controlo sobre os pensamentos ou atitudes; sensação contínua de que alguma coisa negativa vai acontecer; entre outros.) podem dificultar o adormecer ou manter um sono profundo.

E, mesmo que passe as horas “suficientes” na cama, padrões de sono fragmentados vão deixá-lo cansado no dia seguinte. A própria depressão é caracterizada por oscilações de humor e, por isso, é difícil dissociar os dois fatores: sonolência e noites mal dormidas.

Ansiedade: como dormir?

 

3. Tem pesadelos com frequência

É normal que, de vez em quando, os sonhos interfiram com o seu sono. No caso dos pesadelos, a questão agrava-se fazendo com que se desperte e, muitas vezes, não se consiga voltar a adormecer. Os pesadelos podem ser de tal ordem que, no dia seguinte, é possível que se sinta emocionalmente incomodado e com receio que tudo se repita na hora de ir dormir.

 

Mas não desanime! A boa notícia é que depressão, ansiedade e transtornos de humor são condições tratáveis. É possível melhorar a qualidade do seu sono, além de aumentar seu nível de energia durante o dia.