Acordar revigorado e alerta para o dia são sinais de uma boa noite de sono. O sono afeta a aparência, o humor e a performance em atividades básicas, podendo ter um grande impacto na qualidade de vida de cada um.

Se, por outro lado, o sono é interrompido ou não se dormem as horas necessárias, não há tempo suficiente para completar todas as fases do sono, responsáveis pela reparação muscular, consolidação da memória e a libertação hormonal que regula o crescimento e o apetite. Nestas situações, acordamos menos capazes de nos concentrarmos, de tomarmos decisões ou de nos envolvermos em atividades escolares e sociais.

Mas quais são as fases do sono?
O sono segue um ciclo padrão que alterna entre o sono REM (rapid eye movement) e NREM (non-rapid eye movement), num ciclo de 90 minutos que repete durante a noite.
Quando começamos a adormecer, e durante 75% da nossa noite estamos na fase de sono NREM, que se divide em três etapas.

Na etapa 1 oscilamos entre estar acordado e começar a adormecer, o sono é leve.
Com o início do sono entramos na etapa 2, perdendo consciência do ambiente que nos rodeia, a temperatura do corpo diminui, a respiração e a frequência cardíaca são regulares. Na etapa 3, onde o sono é mais profundo e restaurador, a pressão arterial desce, a respiração acalma e os músculos relaxam. É nesta fase que são libertadas as hormonas do crescimento, essenciais, por exemplo, para o desenvolvimento muscular.

man kissing woman's forehead while lying on bed

Só depois de passar todas estas etapas, se chega à fase do sono REM, que acontece em 25% da noite (os bebés podem passar 50% do tempo que dormem em sono REM). A cada ciclo de 90 minutos, este sono fornece energia ao cérebro e ao corpo, essencial para a performance diurna. Durante o sono REM, o corpo está imóvel e relaxado, mas o cérebro está muito ativo e, por isso, é aqui que os sonhos ocorrem.

Normalmente, o sono REM ocorre 90 minutos após adormecermos e, neste primeiro ciclo de sono, dura normalmente 10 minutos. No entanto, cada sono REM vai aumentando a sua duração, podendo durar uma hora no último ciclo de sono.