Praticar exercício melhora não só a qualidade do sono como também aumenta a duração do mesmo. Além disso, uma atividade física ajuda a redefinir o ciclo de vigília do sono, isto porque ao praticar exercício a temperatura do corpo aumenta, mas reduz algum tempo depois da prática, e sabe-se que a diminuição da temperatura corporal é um dos sinais de que o sono está a chegar.

Se praticar exercício no exterior pode beneficiar da absorção da luz solar que ajuda o corpo a definir melhor o ritmo circadiano.

Para quem quer adormecer mais rapidamente e acordar mais descansado, o exercício pode ser uma excelente ajuda. Apenas dez minutos de exercício aeróbicos, uma caminhada ou um passeio de bicicleta podem melhor drasticamente a qualidade do sue sono noturno, especialmente se esta prática for regular.

Além disso, pessoa ativas têm menos propensão para sofre de outros distúrbios do sono como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.

Acreditava-se que fazer exercício à noite perto da hora de dormir não era bom para o sono porque estimulava o corpo numa altura do dia em que já deveria estar a acalmar. Mas isto não é comum a todas as pessoas.

Portanto, se praticar exercício à noite e perceber que fica mais estimulado e menos propenso para dormir, é melhor que passe a sua atividade física para outro horário. Mas, se resolveu correr à noite e chegou a casa, deitou-se e adormeceu rapidamente…talvez terminar o dia assim seja bom para si.

Nada como experimentar.