Lactentes entres os quatro e os 12 meses devem dormir entre 12 a 16 horas por dia, o que não significa que durmam a noite toda. É muito comum os bebés continuarem a acordar durante a noite, seja para comer ou porque estão a desenvolver novas habilidades motoras que os fazem acordar.

Se o seu bebé acorda porque tem fome, é provável que adormeça com um balanço suave logo após ser alimentado. A boa notícia é que por volta dos seis meses muitos bebés já não precisam de comer durante a noite.

Outra dica para que as noites sejam mais calmas é criar uma rotina: uma sequência de eventos relaxantes que levam ao sono, como um banho quente, um momento de carinho e um canto suave.
Ao repetir esta rotina todas as noites, pode ajudar seu bebé a aprender quando é hora de dormir – e como isso difere das sestas diurnas que são muito mais curtas.

A ansiedade de separação é outra das razões pela qual um bebé acorda a meio da noite e, geralmente, começa por volta dos seis meses. Palavras tranquilizadoras, um abraço e um beijo ajudam a que o bebé aprenda a confiar. É importante que nesses períodos o pai ou a mãe não demorem muito no berço até porque pode dar a mensagem errada: chorar faz o pai/mãe aparecer.

Os swaddle são uma ajuda para que o bebé adormecer mas também para se acalmar quando acorda a meio da noite. Na prática, é embrulhar o bebé num cobertor ou fralda de pano grande dando a sensação do conforto dentro do útero.
Essa sensação de segurança e familiaridade pode proporcionar a calma que seu bebé precisa para voltar a dormir.