É verdade que a botânica pode ser um bom aliado na hora de dormir e além da cama, da iluminação, da temperatura, também é importante ter plantas no quarto.
As plantas podem melhorar a qualidade do ar do espaço em que dorme, o que além de promover o sono, reduz o stress e promove a acalmia.
Se ainda não tem plantas no seu quarto, deixamos-lhe cinco dicas para escolher a que mais lhe agrada:

  1. Lavanda
    Estudos mostram que o aroma de lavanda está associado à redução do stress e melhoram a qualidade dono sono, mesmo em pessoas que sofrem de insónias. Ir para acama com o cheiro a lavanda pode fazer com que se sinta mais desperto no dia seguinte.
  2. Língua de sogra (ou espada-de-são-jorge)
    Dependo do país ou da região esta planta pode assumir nomes muito diversos, mas o certo é que é um verdadeiro purificador do ar. Reconhecida pela NASA como capaz de transformar dióxido de carbono em oxigénio.
  3. Valeriana
    Uma série de estudos mostram inúmeros benefícios ligados à valeriana e ao sono, utilizada muitas vezes como produto natural. E há pesquisas que mostram que basta o aroma desta planta para que sentir os efeitos: dormir melhor.
  4. Jasmim
    Semelhante a lavanda, o cheiro dessa planta ajuda as pessoas a dormir profundamente, diminuindo o tempo passado a dar voltas na cama, e fazendo com que se acorde menos ansioso.
  5. Hera
    Se as alergias ou a asma tornam mais difícil para que tenha um sono de qualidade, esta planta pode ajudar. Investigações mostram que esta planta é perfeita para quem tem animais em casa, pois reduz a quantidade de matéria fecal no ar, além de eliminar componentes de produtos de limpeza doméstica que ficam no ar.
    Outros estudos mostram que um vaso de hera na sua mesa ajuda manter o foco, já que absorve vestígios de benzeno, um produto químico comumente encontrado em equipamentos de escritório.