O sono desempenha um papel importantíssimo na nossa saúde. Embora dormir muitas horas não afete positivamente o sistema imunológico, dormir pouco deixa-nos mais suscetíveis a constipações e resfriados. Além disso é mais fácil para um corpo descansado recuperar da doença.

Porque é que isto acontece? Sem dormir o suficiente, o corpo produz menos citocinas, um grupo de moléculas que “ataca” infeções e inflamações, funcionando como uma resposta imunológica. Aliás, como refere a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), perder horas de sono constantemente torna a vacina contra a gripe menos eficaz.

Dormir as sete a oito horas recomendadas por noite ajuda a que o seu sistema imunológico se mantenha forte, ajudando a proteger-se de problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Assim, se durante uma semana o seu sono for interrompido, tente compensar a falta de descanso com sestas. Duas sestas por dia, uma de manhã e outra à tarde, ajudam a diminuir o stress e a compensar os efeitos negativos que a privação tem no sistema imunológico.