Ainda dentro da barriga da mãe, todos os bebés se habituam a um balançar natural, típico dos movimentos diários da grávida. E é por isso que o balançar no colo ou no berço pode ser tão calmante.
Mas será que é uma boa ajuda para dormir?

A verdade é que os pais fazem de tudo para fazer dormir uma criança. Seja no carrinho, deitados ao seu lado, uma viagem de carro ou mesmo ao colo. O elemento comum aqui é: movimento.
Mas o que pode ser uma solução nas primeiras semanas de vida de um bebé, pode tornar-se numa muleta para a hora de dormir.

Isto porque embalar o bebé até adormecer, assim como amamentar ou cantar-lhe para dormir, pode criar uma associação com a hora do sono. Ou seja, a criança vai ficar habituada a esse ritual e vai precisar do mesmo quando acorda a meio da noite.

É importante salientar que isto não significa que não deva embalar, dar colo ou cantar para o bebé. Só não deve fazê-lo até que já esteja a dormir, o ideal é que quando estiver sonolento seja colocado na cama onde dorme e acabe por adormecer sozinho.

Este é o cenário ideal, mas sabemos que pode haver bebés por aí já acostumados a adormecer no colinho ou com o berço a balançar levemente.

O que pode fazer para um bebé adormecer sozinho?

A mudança deve ser feita gradualmente. Pode, por exemplo, optar por criar outra associação que não implique a sua presença como uma playlist a tocar. Então durante a fase de transição pode embalar a criança, enquanto a música toca. Numa fase em que o bebé já associa aquela música ao sono, vai deixando levemente de fazer movimentos até que fique apenas a música.

A ideia é que a transição seja gradual até que o sue filho consiga adormecer sozinho.