O sono é uma grande ajuda no combate a resfriados, porque funciona como impulsionador do sistema imunológico. Na prática, o sono é uma dupla ajuda: o corpo além de conseguir combater os vírus antes de se instalarem também recupera mais rapidamente com um descanso adequado.
Mas dormir com tosse ou com o nariz entupido é quase impossível. O que fazer nestas situações?

Beber um chá com mel

É um clássico, isto ou os caldos da avó, na realidade qualquer bebida quente é uma ajuda para as vias respiratórias secas. Experimente o chá com mel, já que o doce natural ajuda a acalmar a dor de garganta, além de poder ser eficaz no alívio da tosse.

Tome um banho quente

Além do conforto de um banho quente, o vapor que se gera na casa de banho ou na zona do chuveiro também pode ajudar a desobstruir o nariz.
Um humidificador também é uma alternativa. Deve ter apenas em atenção que é necessária uma limpeza regular do equipamento já que é uma fonte para fungos e bactérias.

Empilhe as almofadas

Provavelmente sente que os sintomas pioram assim que se deita. Isto acontece porque, quando está na horizontal, há acumulação de muco, o que causa tosse e irritação na garganta. Dormir com a cabeça mais elevada já vai ajudar.

Fale com o seu médico

Existem muitos medicamentos diferentes que podem aliviar os sintomas para que consiga descansar melhor. Fale com o seu médico ou farmacêutico e aconselhe-se sobre os medicamentos a tomar.

E mesmo assim não consegue dormir…

Se não conseguir dormir, levante-se da cama e vá para uma área diferente da sua casa. Leia um livro, ouça música ou beba outro chá quente. Em15 ou 30 minutos experimente voltar para a cama.