Há dias mais fáceis do que outros, mas depois das férias ou do fim-de-semana, parece que os miúdos (e não só) se arrastam na cama.

Se está à procura de ideias para tornar as manhãs de segunda a sexta mais pacíficas, espreita estas dicas:

 

Mantenha as rotinas

Mesmo ao fim de semana é importante que se mantenham as rotinas de deitar e acordar. Isto vai fazer com que aos domingos seja mais fácil irem para a cama e acordem despertos e descansados na segunda de manhã.

A maioria dos adolescentes precisa de muito mais horas de sono do que as que tem: a recomendação para jovens entre os 14 e os 17 anos são de oito a dez horas por noite, mas a maioria fica-se pelas sete horas e meia.

Limitar o uso de tecnologia

Qualquer criança e adolescente gosta de estar no telemóvel ou noutro ecrã e, à noite, é comum tentarem prolongar a sua utilização. É importante que pais e cuidadores limitem o uso de tecnologias, isto porque fica difícil adormecer e ter um descanso adequado depois de ter estado a olhar para um ecrã até bem tarde.

A culpa está na luz azul.

A tecnologia interfere com o sono. Mesmo?

 

 

 

Experimente um despertador diferente

Utilizar um despertador com uma música que os seus filhos gostem é algo que funciona muito bem em adolescentes. E, claro, o despertador deve estar longe da cama para que tenham de se levantar para o desligarem.

 

Antecipar, antecipar, antecipar

É a palavra-chave para qualquer manhã. Tudo o que poder antecipar na noite anterior faça-o. Desde decidir a roupa que vão levar para a escola, preparar as mochilas e mesmo os lanches e almoço, tudo deve ficar pronto.

Assim, além de bem dormidos há menos fontes de stress: o ideal para que o dia comece bem.