O mundo está globalmente privado de sono e é possível aproveitar a atual circunstância de confinamento para compensar horas de sono perdidas e criar uma rotina de sono saudável.

A verdade é que com escolas encerradas, muitas pessoas em teletrabalho e outras ainda em lay-off há mais tempo para dormir, já que uns não têm horários para cumprir, enquanto outros poupam tempo com as deslocações escola-trabalho-casa que já não são necessárias. Aliás, um estudo da Evidation Health (que rastreia atividades) revelou que desde março que os americanos dormem mais 20%.

Claro que esta lógica serve apenas o que consegue cumprir um horário de trabalho regular, isto porque os trabalhadores por turnos, pessoas que estão sem trabalho e mesmo quem está em casa a trabalhar nem sempre conseguem manter uma rotina de sono.

Dormir até mais tarde pode fazer com que sinta dificuldade em adormecer à noite, alguém que trabalha até tarde está exposto a luzes dos dispositivos eletrónicos que interferem com o sono.

Além disso, muitas pessoas veem o sono afetado devido ao stress e ansiedade sentidos neste contexto.

Mas é possível aproveitar a pandemia para corrigir hábitos menos saudáveis de sono e criar uma rotina mais saudável:

  • Defina oito horas de sono todas as noites. Evite fazer sestas se notar que é mais difícil adormecer.
  • É importante determinar hora de início e fim de trabalho, mesmo que tenha dormido mal uma noite e esteja tentado a prolongar-se na cama.
  • Faça exercício ou uma caminhada pela manhã, já que a luz de início de dia ajuda a sincronizar o relógio biológico.
  • Evite usar dispositivos eletrónicos à noite. Além da exposição a notícias que podem não ajudar a relaxar e a adormecer, a luz azul dos aparelhos interfere com a produção de melatonina.
  • Não beba café da parte da tarde, assim como refeições pesadas e álcool antes de dormir.
  • No seu quarto o ambiente deve ser escuro, silencioso e ligeiramente frio.
  • A cama é para dormir, portanto não deve trabalhar, comer ou ver televisão. Isto porque se o fizer regularmente pode transmitir ao cérebro a ideia de que a cama é um lugar para estar acordado e não para dormir.
  • Não tenha um relógio perto da cama, isto porque para quem sofre de insónias ou outro distúrbio do sono pode causar ansiedade ver o passar do tempo e não conseguir adormecer.
  • Quando o despertador tocar é para levantar, não utilize botões para adiar.
  • Se precisa trabalhar por turnos, faça-o pelo máximo de dias da semana possível. Caso trabalhe em turno rotativos, o ideal é que o horário dos mesmos mude no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Para quem se sente cansado ou com sono ao longo do dia, levante-se e mexa-se. Este é um fator biológico que torna o corpo mais alerta.