Para as crianças, uma boa noite de sono é essencial para a saúde, desenvolvimento e desempenho na escola. Mas sabemos que os problemas persistem nas mais tenras idades.
Um estudo americano veio mostrar que limitar o uso de aparelhos eletrónicos, determinando regras e dando o exemplo podem fazer a diferença na hora do descanso.
O estudo, elaborado em 2014, mostrou que três em cada quatro crianças, entre os 6 e os 17 anos, têm pelo menos um dispositivo eletrónico no quarto enquanto dormem. E de acordo com estimativas dos pais, são as crianças com aparelhos eletrónicos no quarto que dormem menos – uma diferença de quase uma hora, em média, por noite.
Estima-se ainda que os adolescentes que deixam dispositivos ligados dormem, em média, menos meia hora nas noites de escola (7,2 horas por noite) do que aqueles que dormem sem dispositivos (7,7 horas).
E os pais também notam diferença: 27% dos pais cujos filhos adolescentes dormem com dispositivos eletrónicos, classificam o sono de seus filhos como excelente, contra 53% dos pais cujos filhos não dormem com qualquer gadget.
E foi com base nestes dados que os investigadores perceberam que uma boa noite de sono para as crianças passa por limitar o uso de tecnologia perto e na hora de ir dormir.

Mas há mais…
Atividades depois da escola (muitas até perto da hora de dormir) e trabalhos de casa extensos também podem afetar a qualidade do sono. Perto de 34% dos pais afirmam que atividades noturnas programadas representam um desafio para o filho ter uma boa noite de sono. E 41% dizem mesmo que estas atividades são um desafio para uma boa noite de sono.

Além disso, 28% dos pais relatam dificuldades no sono dos filhos devido aos trabalhos de casa.

Regras ajudam as crianças a dormir mais
Quando os pais estabelecem e aplicam as regras de sono, os filhos dormem mais. Esta é outra das conclusões do estudo!
92% dos pais afirmam ter uma ou mais regras relacionadas com o sono e 62% impõem pelo menos uma dessas regras.
Por exemplo, crianças que têm uma hora para ir dormir, dormem em média mais 1,1h dos que as que não têm esse horário estabelecido. Restringir o consumo de bebidas com cafeína até uma determinada hora, assim como limitar a televisão também promove mais tempo de sono.

Algumas dicas que podem ajudar a melhorar o sono dos seus filhos:

  1. Faça do sono uma prioridade para toda a família.
  2. Defina e cumpra horários de dormir adequados e consistentes para crianças e adultos.
  3. Estabeleça normas para a utilização de aparelhos eletrónicos, nomeadamente a hora limite antes de dormir.
  4. Explique às crianças que o efeito da luz azul dos dispositivos eletrónicos pode interferir no sono.
  5. Converse com seu filho sobre a importância do sono para a saúde e o bem-estar.
  6. Converse com os professores do seu filho sobre o estado de alerta dele durante o dia.
  7. Lembre-se que os adultos servem de modelo, dê um bom exemplo.
  8. Crie um quarto e ambiente doméstico propícios para o sono, diminuindo as luzes antes de dormir e controlando a temperatura.
  9. Tente incentivar atividades como ler ou ouvir música antes de dormir, em vez de ver TV, jogar videojogos ou navegar na web.
  10. Certifique-se de que as atividades das crianças, incluindo os trabalhos de casa, possam ser concluídas sem interferir na hora de dormir.