A incerteza global e as notícias a toda a hora podem fazer com que ir para cama seja mais difícil, já que pode ser tentador ficar acordado a acompanhar a atualidade, mas não dormir bem durante uma pandemia não é uma boa ideia.

De acordo com um artigo publicado em ThriveGlobal.com, “dormir adequadamente pode ajudar a construir defesas naturais contra doenças e a manter uma mente sã durante a crise do coronavírus”.

A publicação online refere ainda um estudo sobre imunidade, realizado pela University of Washington Medicine (EUA), que descobriu que períodos de sono curtos interrompem procedimentos da resposta imune. “E uma pesquisa da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriu que o sono ajuda na recuperação do sistema imunológico. Esses cientistas concentraram a sua atenção nas células T do nosso corpo, os glóbulos brancos responsáveis pelo combate a vírus e patógenos, e descobriram que a privação do sono reduz a eficiência dessas células”, lê-se.

Mas, de acordo com uma pesquisa da Thrive Global, onde participaram 5 mil pessoas, 70% sente-se incapaz de se desconectar da tecnologia devido ao surto de coronavírus. E é esta dificuldade em desligar que acabar por interferir no descanso noturno.

A mesma plataforma, deixa, no entanto, algumas dicas para promover uma boa noite de descanso:

“Defina um horário para o fim das notícias. Embora estar informado possa ajudar a que se sinta mais preparado no meio de uma crise de saúde pública, estabelecer limites saudáveis para o consumo de media pode ajudá-lo a ter uma noite de sono mais restauradora e a pôr em perspetiva as notícias mais stressantes.

Antes de ir para cama, deixe os dispositivos eletrónicos fora do quarto. O seu telefone é um repositório de ansiedades e medos, especialmente em tempos de crise e constantes atualizações de notícias. Desconectar vai ajudar a que durma melhor, a recarregar energias e a reconectar-se com um “eu” mais resiliente.

Escreva uma lista de gratidão antes de dormir. Anotar no fim do dia as coisas pela qual está grato vai reduzir os níveis de stress, a afatar a mente das notícias do dia e a proporcionar uma sensação de maior calma à noite.”