Dormir bem é um dos pilares para uma boa saúde e um sistema imunitário forte. A reforçar os vários estudos sobre esta relação, uma pesquisa recente, realizada por investigadores alemães, mostra como o sono profundo melhora as células imunológicas conhecidas como células T.

O que são as células T?

“As células T são um tipo de células imunes que lutam contra elementos intracelulares, por exemplo, células infectadas por vírus, como gripe, HIV, herpes e células cancerosas”, explica Stoyan Dimitrov, da Universidade de Tübingen e autor do estudo.

Como chegaram a esta conclusão?

“As hormonas do stress (adrenalina e noradrenalina) e as moléculas pró-inflamatórias (prostaglandinas) inibem a viscosidade de uma classe de moléculas de adesão chamadas integrinas. Como os níveis de adrenalina, noradrenalina e prostaglandinas são baixos durante o sono, a “pegajosidade” das integrinas é mais forte. Essa aderência é importante para que as células T eliminem as células infetadas por vírus ou células cancerosas, na medida em que precisam entrar em contato direto com elas, e a aderência da integrina é conhecida por promover esse contato ”, adianta o investigador.

Já sabe que dormir menos de cinco horas de sono por noite, de forma regular, está associado a um risco mais elevado de contrair várias doenças, e dormir menos de sete horas por três noites consecutivas tem o mesmo efeito no corpo que perder uma noite inteira de sono.

Por isso, durma bem, pela sua saúde!