Uma boa noite de sono é essencial para qualquer pessoa, mas um novo estudo da Michigan State University (EUA) descobriu que é especialmente benéfica para os adolescentes. Isto porque os ajuda a lidar melhor com situações sociais desafiadoras.

A análise, que se centrou nos alunos do 9º ano, percebeu que noites bem dormidas permitiam que os alunos lidassem com situações de discriminação e desafios associados à etnia. Além disso, estão mais aptos a resolver problemas de forma mais eficaz e a procurar apoio de outros colegas.

Comparando com adultos e crianças, os alunos adolescentes estão em maior risco de terem um sono insuficiente. Em parte devido aos horários da escola, das atividades extra curriculares e o aumento do stress social. Além disso, é uma fase da vida em que há alterações de ciclo escolar e, muitas vezes, de escola.

Yijie Wang e Tiffany Yip, autoras do estudo, perceberam que se um adolescente tem uma boa noite de sono, é capaz de lidar melhor com experiências duras – como discriminação.

“Este estudo não tratou o sono como consequência da discriminação”, disse Wang. “No entanto, a nossa equipa identificou, noutros estudos, a influência da discriminação no sono. Esses estudos mostraram que, nos dias em que os adolescentes experimentavam discriminação étnica ou racial, dormiam menos e também demoravam mais tempo para realmente adormecer”.