O desempenho dos atletas, independentemente da modalidade, depende de vários fatores: treinos regulares, alimentação saudável, descanso, tempo de recuperação e, claro, horas de sono. E sempre que uma destas áreas “falha” a performance pode ser afetada.

Por que dormir é tão importante?

Qualquer pessoa (atleta ou não) necessita de uma boa noite de sono para se sentir bem e manter-se saudável. No caso dos atletas, o sono ajuda o corpo a recuperar após exercício físico, além de que ao longo das várias fases do sono a respiração e a frequência cardíaca alteram-se, algo que promove a saúde cardiovascular.

Todos esses efeitos restauradores são importantes para a recuperação e o desempenho dos atletas.

Mas há mais…

O sono ajuda-nos a reter e consolidar memórias. Assim, quando os atletas praticam ou aprendem novas habilidades, o sono ajuda a formar memórias e contribui para melhorar o desempenho no futuro. Sem horas de sono suficientes, as “conexões” no cérebro, que permitem que se aprenda e construa memórias, não podem ser formados ou preservadas.

Por outro lado, a falta de sono leva a perdas cognitivas, o que para um atleta pode afetar a tomada de decisões e a adaptação a situações inesperadas.

Saúde mental

Assim como o exercício físico pode ajudar a melhorar ou manter uma boa saúde mental, o sono é importante para manter o bem-estar do atleta. Sono de qualidade está associado à melhoria do humor em geral, evitando a irritabilidade e diminuindo o risco de depressão.

Vamos falar de desempenho

Um estudo com jogadores masculinos de basquetebol que prolongaram o sono para 10 horas por noite encontrou vários resultados positivos: os jogadores correram mais rápido em sprints de meio campo e campo inteiro; os lançamentos melhoraram em pelo menos 9% (tanto em lances livres como para lances de três pontos). Além disso, os atletas também relataram melhorias no bem-estar físico e mental.

Nadadoras e nadadores que aumentaram o sono para 10 horas também notaram muitas melhorias de desempenho: nos tempos de reação e de volta, por exemplo.

O mesmo aconteceu com jogadores de ténis, com melhoria na precisão dos lançamentos.