Sempre que acorda acha que devia ter dormido mais? Durante o dia faz promessas de se deitar mais cedo? Sabe da importância de dormir as horas suficientes e quer mudar um mau hábito de sono? Nem sempre é fácil, mas ir para a cama mais cedo é o primeiro conselho que podemos dar.

Naturalmente há outras estratégias que pode implementar na sua rotina:

Crie um incentivo
Seja um pijama quentinho, uma manta macia ou uma cama bem confortável…ou qualquer outro exemplo que contribua para querer ir para a cama pode funcionar.
Na prática é transformar o seu quarto num oásis para dormir, para onde sinta vontade de ir logo que seja possível.

Escolha um livro
Embora seja possível ler em vários dispositivos eletrónicos, a ideia é que leve um livro (de papel) para a cama. Se não consegue abdicar de e-books o ideal é que utilize um dispositivo próprio para o efeito, que não têm a tela brilhante.

 

A tecnologia interfere com o sono. Mesmo?

 

Experimente um difusor
A aromaterapia pode funcionar como um calmante na hora de ir para a cama. O aroma certo vai ajudar a relaxar o corpo e a mente, preparando-o para dormir.
Enquanto a lavanda é mais frequentemente associada ao sono, aromas de baunilha, valeriana e jasmim também demonstraram ajudar no relaxamento e no sono.

 

Música relaxante
Os bebés não são os únicos a beneficiar das canções de ninar. Música suave pode ajudar os adultos a relaxar e a adormecer mais rapidamente. Sabe-se que ouvir música na hora de dormir pode mesmo ajudar pessoas com distúrbios do sono, aumentando não só a qualidade como a quantidade do sono.