Durante séculos, a humanidade especulou sobre a influência da lua nas marés, na vida marinha, nas plantas, nos animais e até na ação humana. Algumas, como as marés e os eclipses, a ciência já explicou…enquanto outros ficam ali entre o mistério e a sabedoria popular.

A lua tem ainda impacto no ritmo da natureza: variações no diâmetro das árvores, padrões reprodutivos de alguns animais, assim como na atividade noturna de outros.

Mais recentemente, alguns estudos têm abordado a influência da lua no sono, mas a maioria dos estudos são pequenos e as descobertas um pouco inconsistentes.

Contudo, há evidências que sugerem que os ciclos lunares podem comprometer o sono, com a fase da lua cheia sendo mais influenciadora.

A análise de um estudo do sono percebeu que a lua cheia estava associada a um sono pior, analisando-se várias métricas. Durante essa fase lunar, os participantes demoraram cinco minutos a mais para adormecer, dormiram 20 minutos a menos, demoraram mais para atingir o sono REM, experimentaram uma redução de 30% no sono profundo e relataram uma redução na qualidade do sono.

Outro estudo descobriu que o tempo total de sono durante a lua cheia foi reduzido em 25 minutos, enquanto os despertares aumentaram. No entanto, os participantes deste estudo demoraram mais para chegar ao REM durante a lua nova, contradizendo pesquisas anteriores.

Uma terceira análise reviu dados de 319 que, observadas durante a lua cheia, tiveram menor eficiência de sono, menos sono profundo e tempo de atraso para alcançar o sono REM.

Outro estudo (talvez o mais extenso da temática), pesquisadores analisaram os padrões de sono em três comunidades indígenas argentinas e 464 estudantes universitários americanos a viverem numa grande cidade. Independentemente da localização e da quantidade de exposição à luz artificial, todos os grupos adormeceram mais tarde e dormiram menos na semana anterior à lua cheia.

Investigadores apontam erros nos estudos

Mas afinal porque haveria a lua de afetar o sono das pessoas? Em teoria, a explicação estará na quantidade de luz solar refletida de volta para a Terra, já que os níveis de luz são uma das influências mais significativas no início e na qualidade do sono.

No entanto, não será lógico dizermos que recebemos mais luz artificial do que “luz lunar”? a pergunta é colocada por outros investigadores que salientam ainda o facto de muitos dos estudos sobre interrupções do sono durante a lua cheia eram, frequentemente, realizados em noites nubladas ou em ambientes fechados e sem janelas.