Como mãe e pai, garantir uma noite de sono descansada para toda a família deve estar na sua lista de prioridades. Certamente já ouviu que amamentar é a solução para acalmar choros a meio da noite, enquanto outros amigos terão dito que é na fórmula que reside a solução, já que sacia por mais tempo evitando acordares constantes.

A verdade é que as conclusões das pesquisas à volta do tema podem ser conflituosas: há estudos que apoiam a amamentação enquanto outros mostram os benefícios da fórmula em questões de sono. Mas numa coisa as pesquisas são unânimes: independentemente como alimente o seu bebé, o sono vai melhorar à medida que crescem.

Vamos às pesquisas…

Um estudo de 2017 descobriu que bebés de três meses alimentados com leite materno durante os primeiros meses de vida dormiam mais durante a noite do que bebés alimentados com fórmula. No entanto, este estudo também descobriu que os bebés amamentados exclusivamente com leite materno tinham mais dificuldade para dormir aos 6 meses de idade do que os bebés alimentados com fórmula.

Outro estudo de 2013 descobriu que bebés amamentados acordam com mais frequência do que bebés alimentados com fórmula. No entanto, eles tiveram menos problemas respiratórios e foram capazes de adormecer mais rápido. A explicação está no facto do leite materno conter melatonina (a hormona do sono), já que os bebés não conseguem produzir essa hormona e dependem da secreção do leite materno para ajudar a regular o ritmo circadiano.

E como, habitualmente, a fórmula não contém melatonina, alguns estudos sugerem que a presença de melatonina no leite materno significa que a amamentação aumenta a qualidade do sono, diminuindo as cólicas e as crises de choro e ajudando o bebé a voltar a dormir mais rapidamente.

Outro estudo de 2015 mostrou que a fórmula ou o leite materno têm pouco efeito sobre os padrões de sono dos bebés com idade acima de 6 meses. Tanto os bebés amamentados quanto os bebés com fórmula mostraram uma diminuição no despertar noturno à medida que envelheciam. No final das contas, um grupo não superou o outro em termos de dormir mais.

Já pensou em amamentar durante o dia e dar fórmula à noite?

Pesquisas compararam um grupo de bebés alimentados hibridamente com bebés alimentados apenas com leite materno e bebés alimentados apenas com fórmula e descobriram que uma rotina de alimentação híbrida tem pouco impacto no sono-vigília em geral.

Como ajudar o seu bebé a dormir melhor?

 – Criar um horário de sono e cumpri-lo

 – Manter ambiente escuro e confortável

 – Bloquear ruídos

 – Mantenha um cronograma de sono para perceber os padrões de sono / vigília