A rotina agitada não ajuda a ter uma boa noite de sono. E, agora que passamos mais tempo em casa, devido à pandemia da Covid-19, não significa necessariamente menos stress. Pelo contrário. A incerteza e a adaptação a esta nova realidade contribuem para que, na hora de dormir, muitos não consigam “desligar”.

Diversos estudos revelam que dormir mal afeta o equilíbrio hormonal com consequências ao nível físico e psicológico. No entanto, as propriedades de alguns alimentos – como alto teor de antioxidantes, elevados níveis de magnésio ou triptofano e proteína (uma combinação que ajuda a ativar o estado de sonolência estimulando a produção de melatonina) fazem deles excelentes aliados do nosso organismo, contribuindo mesmo para que este retome um ritmo mais equilibrado e noites mais descansadas.

Aqui ficam sete sugestões, para que possa incluí-los na sua alimentação e usufruir de um sono mais reparador.

  1. Amêndoas e nozes – contêm altos níveis de magnésio (ajuda a relaxar), sendo também uma grande fonte de melatonina (um indutor natural do sono).
  2. Peixes gordos – peixes como o salmão, cavala ou sardinha são ricos em vitaminas B6 que ajudam o corpo a produzir melatonina.
  3. Requeijão – rico em triptofano, o queijo tipo requeijão pode ser combinado com outro alimento, como framboesas ricas em melatonina, para obter um efeito de super alimento.
  4. Tâmaras – ricas em fibras, antioxidantes e fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Esta doçura natural ajuda a acalmar o corpo, além de manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados enquanto dorme.
  5. Bananas – fonte de magnésio, potássio e triptofano. Uma das frutas ideais para conseguir um sono tranquilo
  6. Frutas vermelhas – ricas em antioxidantes naturais que ajudam o organismo a recuperar durante a noite.
  7. Chás de plantas – evite o café e bebidas estimulantes antes de deitar. Opte por chás de plantas como a camomila, valeriana ou erva-cidreira. São excelentes para combater a insónia, uma vez que as suas propriedades calmantes ajudam a relaxar os músculos e a mente.