Março de 2020 parece que foi ontem, mas para muitos ainda nada mudou. Se é uma dessas pessoas que apesar do levantamento pontual de algumas restrições ainda está a trabalhar a partir de casa, este artigo foi pensado para si.

Trabalhar a partir de casa pode ser uma ótima oportunidade para melhorar o seu sono ou, pelo menos, ajustá-lo à sua rotina.

Aliás, um sono de qualidade é a chave para driblar com sucesso os desafios profissionais.

A primeira vantagem de trabalhar a partir de casa, referem alguns neurologistas, é não ter de acordar tão cedo e com isso ganhar tempo de descanso. Mas além de mais tempo de sono, ao prolongarmos o tempo final do sono estamos, em teoria, a aumentar o sono REM (fase do sono que vai aumentando de duração a cada ciclo de sono).

Além disso, havendo alguma flexibilidade no seu horário, pode descobrir que horário de sono é mais compatível com o seu relógio biológico. Mas, mesmo assim, é importante que cumpra um horário de sono-vigília, nem que para isso tenha de recorrer ao tradicional despertador. Na prática, isto vai fazer com que não acorde tarde demais e acabe por não conseguir dormir à noite.

Se ainda tem dificuldades em fazê-lo, reunimos abaixo algumas dicas que podem ajudar:

Aproveite a luz do sol

Provavelmente na sua rotina não há nada que o obrigue a sair de casa, mas é muito importante incluir uma caminhada ou outra atividade exterior, pelo menos, no período da manhã, tal como aconteceria numa ida para o escritório, por exemplo. A luz do início de dia ajuda a manter o seu ritmo circadiano estável, e além disso tem-se percebido que a luz matinal pode funcionar como um anti-depressivo eficaz.

Mexa-se sempre que possível

Mesmo que continue a praticar exercício físico como fazia antes da pandemia, mesmo assim é provável que esteja a mexer-se menos. Caminhar até ao trabalho, até aos transportes, dentro do local de trabalho…são apenas alguns exemplos. É importante que saia, que crie uma rotina para que se levante da secretária, faça pausas e se movimento como faria habitualmente. Mesmo que para isso seja necessário acionar lembretes no seu telemóvel.

Aprenda a desligar

Além de ser importante dar o dia laboral por concluído, já que casa e escritório acabam por se fundir, é importante ter estas rotinas bem definidas.

E depois de “desligar” do trabalho, aprenda também a desligar da tecnologia, algumas horas antes de dormir.

Sabe-se que a luz emitida pelos aparelhos eletrónicos interfere com a produção de melatonina, o que afeta o ritmo circadiano. Por outras palavras, fica mais difícil adormecer.