O cenário é comum: antes de ir para a cama programa-se o despertador e, de manhã, ao primeiro toque do alarme há muitas pessoas que não resistem em adiar mais uns minutos.

E será que adiar o alarme é assim tão mau? Cientificamente, é!
E porquê? Nos telemóveis, os botões de “snooze” estão programados para durarem cerca de nove minutos, um tempo que não permite completar um ciclo de sono. E é por essa razão que adiar o alarme pode fazer com que se sinta ainda mais sonolento, o que os especialistas chamam de “inércia do sono”
Algumas pesquisas mostram que a inércia do sono, que pode demorar horas a passar, afeta a memória, o julgamento e o tempo de reação.

10 dicas para qualquer adulto dormir

Então, como se altera este hábito?

– Concentre-se no motivo pelo qual está a acordar. Seja porque vai praticar exercício ou porque não quer começar o dia numa correria.

– Não deixe o despertador na mesa de cabeceira, o ideal é que seja necessário levantar-se para desligar o alarme.

– Experimente gadgets que ao rastrearem o sono percebem qual o melhor momento para acordar, vibrando suavemente numa fase mais leve do sono.

– Vá para a cama mais cedo, começando com 15 minutos mais a cada dia. É possível que esteja a adiar o alarme porque precisa dormir mais.