Para algumas pessoas a meditação serve como atividade de relaxamento antes de dormir. E se já resulta consigo, ótimo! Se quer saber mais sobre o assunto e que evidências científicas existem…vamos a isso.

O mindfulness tem ganhado importância como uma alternativa de tratamento para distúrbios do sono. Este tipo de meditação, em que se trabalha a atenção plena, interfere em vários processos cognitivos e emocionais que contribuem para a qualidade do sono. Foi demonstrado que a meditação diminui os pensamentos “insistentes”, que não nos permitem desligar.

Certamente, que já se deitou a pensar numa lista interminável de coisas que tem para resolver ou de um problema específico que não lhe permite descansar adequadamente. Afinal, os distúrbios do sono são uma queixa de saúde comum que afeta cerca de 10 a 25% da população em geral.

Um pequeno estudo, publicado há alguns anos, sugere que a meditação da atenção plena – a prática para acalmar a mente que se concentra na respiração e na consciência do momento presente – pode ajudar. 49 adultos de meia-idade e idosos que tinham problemas para dormir participaram deste estudo, em que metade completou um programa de meditação e outra metade frequentou um programa de educação do sono.

Um estudo publicado há alguns anos no JAMA Internal Medicine incluiu 49 adultos de meia-idade e idosos que tinham problemas para dormir. Metade completou um programa de consciência plena que os ensinou meditação e outros exercícios destinados a ajudá-los a se concentrar em “experiências, pensamentos e emoções momento a momento”. A outra metade completou uma aula de educação do sono que ensinou maneiras de melhorar seus hábitos de sono.

Em comparação com as pessoas do grupo de educação do sono, as do grupo de meditação tiveram menos episódios de insónia, menos fadiga e menos sentimentos de depressão após as sessões.

Na verdade, o estudo veio confirmar que a meditação é uma miscelânea de técnicas que promovem o relaxamento.

A meditação mindfulness envolve focar-se na sua respiração e, em seguida, trazer a atenção de sua mente para o presente, sem se deixar levar por preocupações sobre o passado ou o futuro. Ajuda a interromper o chorrilho de pensamentos do dia-a-dia para promover o relaxamento.