A hora a que começa a escola e, portanto, a hora a que os adolescentes acordam é um tema de discussão frequente entre investigadores e especialistas da área do sono.

Um estudo realizado numa escola privada nos EUA, cujos resultados foram publicados, veio engrossar a literatura existente e que apoia o início mais tardio das aulas, mostrando trazer benefícios para as necessidades dos adolescentes.

Judy Owens, especialista em sono do Hospital Infantil Hasbro (EUA), e responsável pelo referido estudo, é apenas uma das especialistas pediátricas que tem defendido um atraso ligeiro no início das aulas. “Em termos práticos, por norma, o adolescente tem dificuldade em adormecer antes das 23h, portanto o horário ideal para acordar é por volta das 8h”.

“Além desses fatores biológicos, os adolescentes são expostos a vários fatores ambientais e de estilo de vida, como atividades extracurriculares, trabalhos de casa e tarefas depois da escola, que podem afetar significativamente os seus padrões de sono. Como resultado das poucas horas de sono durante a semana, os adolescentes geralmente compensam nos fins de semana, o que contribui ainda mais para a interrupção do ritmo circadiano e a diminuição dos níveis de alerta diurno”. Owens comenta ainda: “Não é surpreendente que um grande número de estudos tenha documentado que, geralmente, o adolescente está cronicamente privado de sono e patologicamente sonolento”.

No estudo de Owens, em que as o início das aulas passou das 8h para as 8h30, verificou-se que os adolescentes dormirem, em média, mais 45 minutos por noite.

Além disso, diminuíram os relatos de estudantes que “raramente / nunca” dormiam o suficiente (de 69% para 34%), assim comos os que afirmaram “nunca” ficarem satisfeitos com o sono (de 37% para 9%).

É importante lembrar que são várias as consequências da privação do sono nos estudantes: alterações de humor, atenção e memória comprometidas, dificuldades de comportamento, menor desempenho académico e menor motivação para aprender.