Passar a ter uma noite mais tranquila ou um sono mais profundo pode ser possível com pequenas mudanças na alimentação.

Além disso, um sono regular e de qualidade vai regular a sua parte hormonal, responsável, entre outras coisas, pela saciedade e pela forma como o corpo processa a insulina.
E se o que come afeta o sono, a forma como dorme também tem impacto nas escolhas alimentares que faz.

Hidratos de carbono bons

Assim, em vez de comer bolachas e bolos à noite, opte por cereais como arroz, cevada, pão (de preferência integral), bem como leguminosas ou batatas. Todas estas opções são ricas em triptofano, um aminoácido que se transforma em neurotransmissor: a serotonina, que ajuda o corpo a relaxar.

Para os mais gulosos, pode terminar a noite com uma tigela de aveia, com nozes ou framboesas, por exemplo. Mas preste atenção, ir para a cama de barriga cheia pode atrapalhar o descanso.

Frutas bem escolhidas

As bananas e as cerejas são aconselhadas no pós-treino, já que são ricas em potássio, que regula a contração muscular … e, portanto, no relaxamento! As uvas também são particularmente “famosas” por promoverem a sonolência. Tal como as frutas anteriores, são ricas em melatonina – a hormona do sono.

Maçãs e clementinas contêm bromo, que tem poder sedativo. Tâmaras, manga e abacaxi, têm triptofano. Portanto, em vez de terminar a noite com um doce, experimente uma destas frutas.

Leite, animal e vegetal

O leite de vaca também contém triptofano e a quantidade proteica ajuda a que se sinta satisfeito. Além do magnésio e do cálcio ideais para acalmar.
No caso da sua dieta não incluir leite animal, as bebidas vegetais são também uma opção, especialmente o de caju, rico em magnésio.

Peixe gordo

Salmão, atum, arenque, sardinha são comuns na dieta mediterrânica e são ótimas fontes de proteína e escondem quantidades significativas de ómega-3, vitamina D e triptofano.

Tisanas

Uma infusão de ervas antes de dormir podem ser uma boa opção. Algumas plantas ajudam a relaxar. Valeriana, passiflora, verbena, erva-cidreira e, claro, a camomila são assim reconhecidas pelas suas propriedades calmantes.