Durante o sono, a quietude aparente do nosso corpo “esconde” um vasto conjunto de processos metabólicos e fisiológicos contribuindo para a manutenção da nossa saúde.

Entre outros, fique a saber que:

1. Os membros ficam paralisados

Na fase mais profunda do sono, os músculos das extremidades inferiores e superiores não se movem. Certamente já passou pela sensação de cair no vazio enquanto dorme. Esse transtorno é chamado de impulso hipnótico e prepara o organismo para as mudanças que serão experimentadas nas horas seguintes. 

2. A temperatura corporal diminui

Durante o sono, é necessário economizar energia e o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio.

3. Os olhos movem-se rapidamente

Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após adormecermos, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso.

4. O cérebro categoriza as informações 

A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos, eliminando tudo aquilo que não serve e ocupa espaço na nossa memória. 

5. O organismo produz mais hormonas de crescimento

Esse é um dos motivos que explica por que os bebés passam a maior parte do dia dormindo. A hormona de crescimento permite a regeneração de músculos, ossos e tecidos. 

6. A garganta fica mais estreita 

A explicação encontra-se no relaxamento dos músculos: por isso, muitas pessoas roncam, ainda que não tenham o nariz congestionado. Em alguns casos, as vias respiratórias fecham-se completamente e causam apneia do sono.

7. O sistema imunitário é reforçado

Quando dormimos, liberamos também a prolactina, que tem como função regular nosso sistema imunitário. Produzimos anticorpos, permitindo que o organismo se defenda dos ataques de vírus e bactérias. 

8. Os dentes rangem

O bruxismo é extremamente frequente, principalmente em crianças e jovens. Apertar os dentes com força pode agravar-se com o stress ou a mandíbula está desalinhada. 

9. Os rins descansam e a visão melhora

Durante o dia, a função renal está ativa para nos ajudar a filtrar as toxinas que se acumulam no sangue. No entanto, quando dormimos, a ação de filtrar é retardada para deixar de criar líquido. Já a visão é regenerada.

10. Falamos enquanto dormimos

Várias pessoas falam enquanto dormem. O mais curioso é que, no dia seguinte, não costumam lembrar-se do que disseram. Esta situação já foi considerara  como um tipo de distúrbio do sono, mas recentemente foi reclassificada como uma ocorrência normal.

11. Os sonhos ocorrem 

Não existe quem não sonhe – a maioria das pessoas apenas não se lembra mesmo do que sonhou.

12. A pele regenera-se

A velocidade da taxa metabólica da pele fica mais acelerada, fazendo com que mais células sejam produzidas e com que a quebra de proteínas diminua – como as proteínas são fundamentais para que os danos na pele sejam reparados, dormir bem significa acordar com uma pele melhor.