Birras, birras e mais birras são apenas uma das consequências da falta de sono, que afeta a modulação do humor e dos afetos.
Esfregar os olhos, deitar a cabeça na mesa, atitudes mais impulsivas, agitação motora e agressividade, e ainda distração e incapacidade para concluir tarefas são outras manifestações da privação do sono listadas pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.
A mesma entidade refere que “nas crianças, a privação de sono está, ao contrário dos adultos, mais frequentemente relacionada com sintomas de impulsividade e pouca atenção que podem ser confundidos com a perturbação de défice de atenção e hiperatividade”.

Quando uma criança não dorme o suficiente, sabe-se que as suas funções neuro-cognitivas (menor flexibilidade de pensamento), o raciocínio abstrato, a destreza motora e a memória são afetadas. E isso compromete a aprendizagem.

Se já conseguimos captar a sua atenção para a importância de promover o sono das crianças, deixamos abaixo 10 regras de ouro para o sono das crianças:

1. Certifique-se de que a criança dorme as horas necessárias para a idade, estabelecendo uma hora de deitar assim como uma hora de acordar.

2. Os horários de sonos devem ser consistentes, mesmo aos fins de semana.

3. Estabeleça uma rotina de sono consistente e recomende o uso de roupas confortáveis para dormir, incluindo fraldas altamente absorventes nas crianças pequenas.

4. Encoraje o seu filho a adormecer de forma independente.

5. Evite luzes intensas perto da hora de dormir e durante a noite. Durante o período da manhã, aumente a exposição à luz.

6. Mantenha todos os equipamentos eletrónicos, incluindo televisões, computadores e telemóveis, fora do quarto, e limite o uso dos mesmos antes da hora de dormir.

7. Promova horários regulares, incluindo um horário de refeições consistente.

8. Respeite o horário de sestas apropriado à idade da criança.

9. Assegure a prática de exercício físico e de tempo passado no exterior, durante o dia.

10. Elimine alimentos e bebidas que contenham cafeína, presente, por exemplo, em refrigerantes.

Estes dez mandamentos foram criados pela World Sleep Day® e destinam-se a crianças até aos 12 anos.