Ser privado de dormir é particularmente difícil para mães e pais. Além das exigências laborais e das intermináveis tarefas domésticas, há crianças na equação que requerem atenção e energia.
Algumas pessoas, após um dia a gerir crianças e exigências laborais, têm mais dificuldade em “desligar” completamente para descansar bem de noite. Aliás, uma pesquisa da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) verificou que 74% das mães que ficavam em casa sofriam de insónia, comum para quem chega à hora de dormir e continua a pensar na lista de tarefas por terminar e nos vários assuntos familiares pendentes há dias.

Então, o que pode fazer para conseguir dormir melhor? Tome nota das 10 dicas que reunimos para si.

1. Ter uma rotina
Tal como faz com os seus filhos, defina uma rotina de final de dia para si. A ideia é que vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário.
Ser consistente neste horário pode melhorar significativamente os hábitos de sono e ajudar a mente a desligar e relaxar.

2. Meditar
A meditação ajuda a criar mais consciência e prepara mentalmente para o sono.
Esta é apenas uma técnica de relaxamento, que envolve exercícios respiratórios e atenção plena. Algumas pessoas meditam com a ajuda de gravações de áudio que as orientam pelas técnicas de meditação.

3. Refeições leves à noite
O que come afeta o seu sono. E uma alimentação adequada pode ajudar num sono mais repousante e profundo.

person holding cup of coffee

4. Evitar a cafeína
Além de reduzir ou eliminar o consumo de cafeína, tenha também atenção à teína presente nos chás. E não se esqueça que alimentos ricos em açúcar podem perturbar a sua noite de sono.

5. Desligar tecnologia
Uma a duas horas antes de dormir deixe de utilizar o telemóvel ou computador. Ler um livro é uma alternativa de lazer que não vai interferir com o seu ritmo circadiano.

6. Fique confortável
Nem com frio nem com calor, é nesse equilíbrio que vai conseguir dormir melhor. É normal que com a chegada da noite a temperatura corporal desça e sinta necessidade de se agasalhar.

7. Ouvir música
ruídos bons para dormir. Perceba quais funcionam consigo.

8. Utilizar produtos naturais
Um copo de chá de erva-cidreira pode ser uma ajuda para dormir. Mas beber muitos líquidos à noite pode perturbar o sono com idas à casa de banho.

9. Quarto de hotel
Transforme o seu quarto num espaço tranquilo, relaxante e calmo.

10. Sesta
Se consegue dormir uma sesta durante o dia, não ultrapasse os 20 minutos de descanso já que pode afetar o sono noturno.